BOAS VINDAS

SEJAM TODOS BEM VINDOS A ESTE BLOG,SINTAM-SE AVONTADE.


O QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER AQUI ALÉM DO QUE JA EXISTE?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

NUTRIENTES VITAIS

ALGUNS NUTRIENTES VITAIS




Os alimentos fornecem a energia de que necessitamos para o crescimento, exercício físico e funções básicas do corpo (respirar, pensar, controlar a temperatura, circulação do sangue e digestão). Os alimentos também nos fornecem as substancias que formam e mantêm o corpo e promovem a resistência às doenças.

Estas diferentes funções tornam-se possíveis devido aos nutrientes que os alimentos contêm. Os tipos de nutrientes dos alimentos são: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água. Todos os alimentos contêm um ou mais destes nutrientes em quantidades variáveis. Cada tipo de nutriente serve para uma determinada função.



Carboidratos

Também chamados de açúcares ou polissacarídeos, são polímeros da unidade monomérica glicose.

Funções:

 Armazenamento de energia

 Elementos estruturais extracelulares

 Sinalização celular quando ligados a proteínas ou lipídios



Lipídios

Também chamados de graxas ou óleos derivados dos hidrocarbonetos.

Funções:

 Elementos estruturas de membranas

 Armazenamento de energia

 Pigmentação

 Sinalização intracelular



Proteínas

São longos polímeros de aminoácidos, também chamados de polipeptídios, sendo as mais versáteis das biomoléculas.

Funções:

 Enzimática ou catalítica

 Estrutural

 Receptores de sinal

 Transporte de substâncias



Vitaminas e Minerais

As vitaminas e sais minerais são chamados de micronutrientes. São necessários em quantidades muito menores do que as proteínas, gorduras e carboidratos, mas são essenciais para uma boa alimentação. Ajudam o corpo a funcionar de forma apropriada e a permanecer saudável:

Ferro é o componente mais importante das hemácias (células vermelhas do sangue) e é necessário para manter todas as células do corpo em perfeito funcionamento. A anemia por deficiência do ferro é o problema alimentar mais comum no mundo inteiro. Pode ser muito sério em crianças e mulheres que amamentam, em mulheres em idade fértil, mas também em mulheres e homens idosos. Provoca letargia (baixa capacidade de trabalho), dificuldades de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento lentos e aumento de morbidade (doenças) e mortalidade materna, especialmente na hora do parto.

As melhores fontes de ferro são a carne vermelha, peixe, aves, fígado e outras vísceras. O ferro é também encontrado em legumes, vegetais de folhas verde-escuras e frutas secas, mas este ferro não é tão bem absorvido pelo corpo quanto o ferro de origem animal. O aumento da ingestão de vitamina C juntamente com vegetais ricos em ferro ajuda a melhor absorver e utilizar o ferro.

A vitamina A serve para a formação e manutenção dos tecidos do organismo saudável, particularmente os olhos, pele, ossos e tecidos dos aparelhos respiratório e digestivo. É também muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. A deficiência em vitamina A pode provocar grave cegueira noturna, lesões graves na vista e alguns casos de cegueira permanente. Isto ocorre principalmente em crianças desnutridas, especialmente as que têm sarampo ou outras infecções. A deficiência em vitamina A também pode provocar o aumento de doenças e morte por infecções. É encontrada em forma natural somente em alimentos de origem animal, principalmente o leite materno, fígado, ovos e lacticínios. Contudo, muitas frutas amarelas e vegetais de cor verde-escura contêm pigmentos, chamados carotenos, os quais podem ser transformados pelo corpo em vitamina A. Alimentos ricos em caroteno são os vegetais verde-escuros, cenouras, laranja, batata-doce amarela ou alaranjada, manga e mamão.

Tiamina, riboflavina, niacina, B6, folato, ácido pantatênico, B12 e biotina constituem o que normalmente chamamos vitaminas do complexo B. As vitaminas B são necessárias para transformar os carboidratos, gorduras e proteínas em energia e para utilizá-los na formação e manutenção dos tecidos do corpo. As deficiências destas vitaminas podem originar problemas sérios como fraqueza muscular, paralisia, confusão mental, desordens do sistema nervoso, problemas digestivos, gretas e escamas da pele, anemia grave e falência cardíaca.

A vitamina C é necessária para aumentar a absorção do ferro e para produzir colágeno (tecido conjuntivo) que mantém as células do corpo unidas. É também um antioxidante. Uma deficiência prolongada de vitamina C pode originar o escorbuto. Os sintomas do escorbuto (que pode provocar a morte) são o sangrar das gengivas, feridas e edema de articulações. A maioria das frutas, especialmente as cítricas e a goiaba, e muitos vegetais, incluindo as batatas, são boas fontes de vitamina C. É importante, tanto para adultos quanto para crianças, a ingestão de frutas e vegetais frescos.

A vitamina D é particularmente importante na utilização do cálcio pelo corpo. A vitamina D é encontrada em óleos de peixe, ovos e leite, e é também produzida pelo corpo quando a pele se expõe à luz do sol. A falta de vitamina D pode originar raquitismo, uma doença que provoca o amolecimento e deformação dos ossos em crianças pequenas.

O cálcio e o fósforo são importantes para a manutenção do corpo e para a saúde dos ossos e dos dentes. Leite e derivados são excelentes fontes de cálcio e fósforo.

O iodo é importante para o crescimento e desenvolvimento normais. A falta de iodo na dieta alimentar pode provocar o bócio (aumento da glândula tiróide) e atraso mental. O iodo é encontrado em alimentos marinhos e em alimentos provenientes de solos ricos em iodo. Nas regiões em que o solo tem baixos teores de iodo, deve-se tomar iodo adicional na alimentação, o que é normalmente feito através de sal iodado.

Água - É necessária para as várias funções do corpo: para formar as células e fluidos do corpo, provocar reações químicas e produzir a urina, que transporta o que não é necessário ao corpo. É necessário ingerir uma adequada quantidade de água potável, a fim de substituir a água perdida pelo corpo, principalmente na estação quente e durante exercício físico. As pessoas podem também ficar desidratadas (perder muita água), quando têm diarréia, vômitos e febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AJUDE - ME A MELHORAR O BLOG DÊ SUA OPINIÃO.

Postagens populares